“ViDock Thunderbolt is a go!” disse o CEO Hubert Chenna semana passada. ”Obrigado a todos nesta comunidade maravilhosa! Um agradecimento especial a Manu Marea, Nino Ri e Jim Atchue! Minhas caixas estão inundadas. Permitam-me um dia ou dois para responder a todos e para trabalhar com a engenharia e a produção para fazer um cronograma do projeto para ViDock Thunderbolt”.
Atualmente a Village Instruments oferece três versões do seu dispositivo de ViDock: o ViDock 3 para placas que consomem até 75W, o ViDock 4 para placas de alto desempenho que exigem até 150W e usam um conector de alimentação de 6 pinos, e a ViDock 4 Plus que inclui um segundo conector de alimentação 2 x 3 pinos para placas que sugam até 225W.
Mas com o lançamento de uma versão Thunderbolt, a comunidade Mac receberá os benefícios do que a ViDock oferece muito antes - os jogadores de PC não verão essa versão até 2012, quando as portas Thunderbolt eventualmente tornar-se-ão padrão para Windows-powered PCs. A atual versão ExpressCard só é capaz de cerca de 2,5 Gb/s enquanto o Thunderbolt deverá atirar gráficos em um laptop conectado ou desktop usando uma largura de banda de 10 Gb/s.
Até o momento não há nenhuma indicação de quando a versão Thunderbolt estará disponível, nem houve quaisquer sugestões de preços. Os modelos atuais ExpressCard não são exatamente baratos: US$ 199 para a ViDock 3, $ 239 para a ViDock 4 e $ 279 para o ViDock 4 Plus. gastar mais $ 240 em uma GeForce GTX 560 Ti, e você já gastou até US$ 520 para jogar decentemente em um laptop de nível médio.