Crysis 2 desapareceu do Steam. Idem para Dragon Age II. Há uma guerra sendo travada entre a EA e a Valve
A EA emitiu uma declaração em resposta à remoção de Dragon Age II do Steam, dizendo: “Na EA
“Infelizmente, o Steam adotou um conjunto de cláusulas de serviço restritivas que limitam as formas como os desenvolvedores interagem com os clientes para vender conteúdo para download. Nenhum outro serviço de download de jogos adotou essa prática. Consequentemente, alguns dos nossos jogos foram removidos do Steam. Esperamos chegar a um acordo para manter os nossos jogos na rede.”
Sério mesmo, EA
O cerne da questão é que ambas as partes querem ter controle absoluto. A Valvequer controle absoluto sobre os jogos que entram no Steam, inclusive exigindo participação nos lucros de DLC’s e conteúdos adicionais. A EA, obviamente e como sempre, também quer ter controle absoluto sobre seus jogos e produtos, e isso significa poder oferecer conteúdos para download dentro de seus jogos, onde todo o lucro fica bem longe das mãozinhas gordas de Gabe Newell.
Se o problema todo é controle e dinheiro (parece que todos os problemas do mundo são relacionados a uma dessas coisas), resolvam como adultos, de uma forma que não afete seus clientes. Nós só queremos a oportunidade de comprar e jogar games da Electronic Arts onde acharmos mais interessante.