Pouco é dito quanto à constituição da nova máquina para além da ideia de que vai incorporar tecnologia de leitura de movimentos dentro das linhas do Kinect da Microsoft para a Xbox 360. A fonte diz que o console está sendo feita pela Foxconn e Pegatron Technologies em Taiwan, e reconhece que o atual PS3 também está a ser gerida pelos mesmos fabricadores.
Uma data para lançamento em 2012 parece irrealista por outras razões. O negócio dos videojogos é notoriamente indiscreto. Soubemos do PSP2 e parte nuclear da sua constituição técnica desde Julho de 2009, e o novo portátil ainda não foi lançado. A revelação da Wii por parte da Nintendo na E3 foi estragada extensivamente por estúdios e editoras a falar à imprensa sobre as apresentações da própria Nintendo, atualmente, a informação está lentamente a começar a surgir sobre o nova console Microsoft, esperada para ser lançada não antes de 2013.
Por outro lado, não ouvimos absolutamente nada sobre o desenvolvimento do sucessor do PlayStation 3. Não houveram briefings não oficiais aos jornalistas, nada de nota vindo das fontes nos estúdios e os contactos que temos que trabalham diretamente na tecnologia PlayStation em termos de ferramentas de desenvolvimento e software de fundo estão ainda a trabalhar no PSVita e PS3. Quanto nós sabemos, não está para acontecer nada de momento que possa originar o lançamento de um hardware principal no próximo ano, e a ideia básica da equipa de engenharia da Sony ter suficiente largura de banda para olhar para o desenvolvimento do PS4 tão rapidamente após o longo período de gestação do PSVita parece improvável.
O outro aspeto que dá um pouco mais de credibilidade ao relatório é a natureza da fonte em si. A base de manufaturação no Extremo Oriente tornou-se uma fonte principal para estranhamente apurados rumores de tecnologia: soubemos do iPhone 4 e iPad 2 antes das suas obsessivamente aguardadas revelações devido a fugas das próprias instalações de manufaturação, e claro, quem pode esquecer do fato que o PS3 Slim esteve à venda num mercado das Filipinas meses antes de ser lançada oficialmente, e muitas semanas antes da sua estreia oficial na gamescom 2009? Resumindo, o Extremo Oriente ofereceu tantas e estranhas mas reais histórias que é difícil prontamente descartar algo de “fontes na manufaturação” tão rapidamente.
A questão é se a Sony poderia – em teoria – lançar uma nova consola tão rapidamente é por si próprio um tópico interessante. Tem havido murmúrios que o PlayStation 4 podia ser simplesmente uma evolução de arquitetura existente. Os estúdios estão finalmente conhecendo o que torna o PS3 especial, estão abraçando o poder dos SPUs, portanto porque não simplesmente melhorar o Cell com, digamos, uma versão dual core do principal núcleo de processamento PPU e dramaticamente aumentar a contagem SPU? Combinem isso com um aumento significativo na RAM e um apropriado moderno GPU e isso iria facilmente funcionar como uma feroz e poderosa consola de nova geração.
Pode soar simples o suficiente, e pode cortar o investimento necessário no desenvolver de uma nova máquina mas ao mesmo tempo super simplifica dramaticamente os desafios que a Sony enfrenta em ter uma novo PlayStation em 2012. Extensiva engenharia no SPU tem resultado em jogos tecnicamente brilhantes como Uncharted 2, Killzone 3 e God of War III, mas ao mesmo tempo, o uso dos SPUs como processadores gráficos paralelos nesta era de desenvolvimento multi-plataformas apenas se tornou realmente popular devido às comparativas fraquezas do RSX. Acertar no núcleo gráfico é realmente um desafio significativo para a Sony, e não vai ser fácil tendo em conta que a Microsoft, com a sua tecnologia Direct X11, é uma parceira chave na definição da paisagem da criação dos gráficos da próxima geração.
Com a Nintendo já tendo apresentado os seus planos para a próxima geração, e a Microsoft largamente dita para seguir na E3 do próximo ano, pode ter cabimento que a Sony também esteja elaborando a sua própria máquina para a segunda geração de consolas HD. Um lançamento em 2012 tem algum mérito: no mercado Japonês, seria a grande rival Nintendo a lançar o Wii U na mesma janela, enquanto a sony teria cerca de um ano de vantagem sobre a Microsoft em outros territórios na próxima ronda da luta entre consolas.
Mas quando temos uma situação na qual engenheiros líderes na indústria tais como John Carmack estão questionando abertamente o quanto a próxima geração pode oferecer em termos de uma vantagem merecedora e justificável sobre o que temos agora, sugere fortemente que as donas de plataformas ou precisam de uma nova abordagem (como a Nintendo) ou então um salto tecnológico tão largo que torna os jogos da atual geração velhos e obsoletos, ou melhor ainda uma combinação dos dois.
Acertar no produto é a chave para o sucesso a longo prazo aqui, não necessariamente lançar primeiro. A Microsoft está a levar o seu tempo na criação do seu console de próxima geração, e pode ser que a Sony siga uma estratégia similar. Apesar de 2012 parecer altamente otimista para um lançamento completo de qualquer companhia, devemos esperar que as conferências de imprensa na E3 do próximo ano sejam muito mais entusiasmantes que as de 2011...
Mensagem de Anônimo ao Brasil #AcordaBrasil
11:26 AM
Mbokne Ancok
Popular Posts
-
As 50 mais Top !!! 50° lugar 49° lugar 48° Lugar 47° Lugar 46° Lugar 45° Lugar 44° Lugar 43° Lugar 42° Lugar 41° Lugar 40° Lugar 39° Lugar 3...
-
-
-





