Certamente que os nossos leitores já ficaram a par do horrendo duplo atentado na cidade de Oslo, na Noruega, protagonizado por Anders Behring Breivik, um norueguês, que se assume como da extrema direita e fundamentalista cristão, provocando a morte a mais de 90 pessoas.
Para além do atentado, existe um manifesto de 1500 páginas, com o nome de "2083: A European Declaration of Independence, acreditando-se ser original de Anders Behring Breivik, que para além de transmitir muitas das suas ideologias, nomeadamente sobre uma futura guerra contra os muçulmanos, tem também referências a videogames, nomeadamente Modern Warfare 2 e World of Warcraft.
No manifesto é possível ler-se, "Comprei o Modern Warfare 2, o jogo, debaixo do nome Andrew Berwick. É provavelmente o melhor simulador militar existente, e um dos melhores do ano... Olho para MW2 como parte do meu treino-simulação, mais que qualquer outra coisa. Embora tenha que aprender a gostar, e principalmente a parte multijogador é fantástica. Poderás mais ou menos simular completas operações reais".
Anders Breivik acrescentou mais tarde no manifesto, debaixo do tema, "Marksmanship Trainning", "Simular por jogar Call of Duty, Modern Warfare, também é uma boa alternativa, mas deverás experimentar ter mais prática com uma espingarda de assalto(com uma ótica de ponto vermelho) se possível".