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A origem (não tão) secreta da Triforce de Zelda



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É um dos maiores ícones da história dos games: três triângulos dourados combinados em um maior. A Triforce. O objeto que fica no coração da série Legend of Zelda.

Acontece que a Nintendo não inventou esse design. Ele já existia há pelo menos 1.000 anos.

A Triforce está presente de alguma forma em todos os jogos da série Legend of Zelda, às vezes como um objeto a ser conquistado, outra simplesmente como parte da heráldica do Reino de Hyrule. Ela é a representação do espírito combinado das três deusas que criaram o mundo de Hyrule, sendo que cada “terço” tem um significado – Força, Sabedoria e Coragem, associadas respectivamente a Ganondorf, Zelda e Link.

Hoje em dia é possível ver esse logo triangular em todo tipo de aplicação. Ele forma o logo de empresas como a Delta Machinery e a Fischer Skiwear. Ele também, curiosamente, serviu como símbolo da Ku Klux Klan. Não que nenhum desses tenha sido inspirado pela série da Nintendo ou vice-versa. No mundo ocidental, o design da Triforce é relativamente obscuro e associado com o conceito do triângulo de Sierpinski, que por sua vez data do século XIII.

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Mas no Japão, terra natal de Zelda, as coisas são um pouco diferentes. A Triforce tem um pouco mais de significado, e qualquer um que jogou Shogun: Total War (ou a sua sequência) já deve ter achado a referência. Há um clã no game chamado Hojo. E o brasão da família Hojo é, essencialmente, a Triforce.

O nome “certo” do símbolo, porém, era “Mitsuuroko”, ou “Três Escamas” em japonês.

Os Hojo eram uma das principais forças na política japonesa entre os séculos XII e XIII, e apesar de sua força ter declinado bastante a partir daí, o símbolo ainda pode ser visto em vários lugares do Japão, principalmente graças a uma compania de energia elétrica chamada sugestivamente de Mitsuuroko.

É uma empresa bem grande, e quem visita o Japão vê esse logo familiar em todo lugar. Há, por exemplo, um grande outdoor de neon da Mitsuuroko no movimentado bairro de Shibuya, em Tóquio. Se você prestar atenção, também consegue ver o símbolo em muitas lojas menores e logos de empresas, além de templos, memoriais e túmulos.

Mas não queremos dizer com isso com a Nintendo “roubou” esse design. Ele é tão simples e icônico que seria a mesma coisa que um jogo ocidental usasse, digamos, espadas cruzadas, uma cruz, ou uma caveira com ossos. Trata-se simplesmente de um design bacana que obviamente funcionou bem com o tipo de história que Shigeru Miyamoto queria contar, especialmente se você considerar que o design que simboliza “três em um” se encaixa perfeitamente com tudo o que tem a ver com Zelda.

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