English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Contas rápidas e lucros altos com Star Wars: The Old Republic





Muita gente ficou realmente impressionada com a casa de 300.000.000 de dólares investidos em Star Wars: The Old Republic, sim, estima-se que ultrapassaram os TREZENTOS MILHÕES de dólares investidos no jogo, o maior investimento da história da Electronic Arts e, quiçá, de todos os tempos nos jogos (provavelmente ficando atrás de World of Warcraft e suas três expansões).



imagem




Os custos altos, na realidade, tem explicação. Estima-se que um MMO, principalmente do gênero RPG, gaste até 700% mais em programação e leve cerca do quádruplo do tempo para ficar pronto. Star Wars: The Old Republic, por exemplo, está sendo produzido desde meados de 2006, são quase 5 anos de investimento em um só jogo!



Mas, como a Electronic Arts, a BioWare e a LucasArts ficarão neste cenário? Lucros ou dividendos? Para entender um pouco sobre a matemática por volta do jogo, o SWTOR Brasil preparou uma estimativa de lucros das empresas baseado no que foi divulgado até agora:



Custo de Produção – 300 milhões

Ganhos com Pré-Venda/Venda (4 milhões de cópias ~ estimativa) – 236 milhões

Ganhos mensais pós-lançamento (Base de 2 milhões de assinaturas a 15 dólares ~ estimativa) – 30 milhões

Gastos mensais por jogador (Base de 2 milhões de assinaturas – Suporte, Servidores, etc) – 15 milhões



Ou seja, a empresa começa com um deficit de 64 milhões e passa a ganhar 15 milhões mensais já no primeiro mês! Em cerca de 4 meses a empresa paga totalmente a produção do jogo e começa a lucrar os 15 milhões mensais, a divisão dos lucros é de 33,33% para a LucasArts e 66,66% para Electronic Arts/BioWare.



imagem




Em um ano, o jogo lucraria cerca de 120 milhões de dólares (420 milhões de renda), isso claro, se a quantidade de assinantes ficasse imóvel nos 2 milhões, o que com certeza não ocorreria, pois serão aproximadamente 4 milhões de cópias do jogo vendidas, e a partir do segundo mês quem comprou o BOX passa também a pagar mensalidade.



Enfim, em um ano, LucasArts, BioWare e Electronic Arts LUCRARIAM o suficiente para produzir uma cópia perfeita de qualquer outro jogo já lançado, e com sobras.



E aí, o mercado de MMOs, é ou não é lucrativo?

Popular Posts

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites