English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

No futuro as telas LCD serão solares, e esta pode ser uma boa ideia



Embora as telas AMOLED já estejam no mercado a bastante tempo, são as telas de LCD que continuam dando as cartas. Embora as telas AMOLED ofereçam uma fidelidade de cores muito superior, elas são mais caras e os fabricantes enfrentam problemas de durabilidade com os diversos compostos usados para formar as cores. Para piorar, as telas AMOLED só oferecem um consumo realmente muito mais baixo que os LCDs quando a imagem é predominante escura, o que não acontece ao navegar na web, assistir vídeos, etc.



Engenheiros da UCLA apareceram com uma ideia para solucionar o impasse: telas de LCD mais eficientes, com células fotovoltaicas embutidas nas camadas de polarização (que são as responsáveis pela maior parte da luz bloqueada), que são capazes de reaproveitar a luz bloqueada pela tela e transformá-la novamente em energia, que pode voltar para a bateria, bem como capturar energia do ambiente.



imagem




Em outras palavras, diferente dos "celulares solares" atuais, a luz do ambiente seria apenas coadjuvante na história, com as células fotovoltaicas servindo predominantemente para recapturarem a luz bloqueada pelos polarizadores da tela. Uma célula polarizadora orgânica demonstrada pelo grupo de pesquisa tem potencial para recapturar até 75% dos fótons, o que permitiria reconverter quase 20% da energia gasta pelo backlight da tela de volta em energia elétrica, reduzindo consideravelmente o consumo da tela. Como as células são capazes de capturar também energia ambiente, o total final pode ser bem mais alto, sobretudo para quem tem o hábito de usar o telefone em locais bem iluminados ou sob o sol.



Caso efetivamente cheguem ao mercado, estas telas podem ser mais eficientes do ponto de vista energético que as telas AMOLED, mantendo a vantagem do ponto de vista do custo. Como a ideia pode ser aplicada a todo o tipo de telas, indo de smartphones a monitores e TVs, ela pode criar uma mudança considerável na indústria em torno da construção de telas que consumam menos energia.



É importante lembrar que em qualquer smartphones atual, é exatamente a tela quem é a responsável pela maior parte do consumo elétrico (basta olhar no Configurações > Sobre o telefone > Uso da bateria em qualquer Android).



imagem

Popular Posts

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites