English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Computador Completa 30 anos





A indústria tecnológica comemora nesta sexta-feira o 30º aniversário da estreia do primeiro computador pessoal, um aparelho que revolucionou a informática para o consumo e cujo consumo é ofuscado com lançamentos dos tablets.



imagem




Em 12 de agosto de 1981, a IBM divulgou no hotel Waldorf Astoria de Nova York o famoso 5150 PC que representou uma mudança de paradigma no setor ao se projetado em um tempo recorde graças ao uso de componentes de diferentes companhias.



A necessidade de se adiantar frente a rivais como Apple, que estrearam seus protótipos nos anos 1970, levou a IBM apostar por tercerizar os sistemas a empresas como Intel e Microsoft, em vez de investir em seu desenvolvimento. Um modelo de fabricação que foi padronizado a partir de então.



A versão básica do primeiro PC (computador pessoal, na sigla em inglês), que chegou no mercado custando R$ 2.522 (US$ 1.565), dispunha de uma memória RAM de 16 kilobytes - para se ter uma comparação, o iPhone 4 tem uma capacidade 32 mil vezes superior - sem porta para disquete nem disco rígido, um preço no qual nem sequer incluía o monitor (tinha um cabo para conectá-lo à televisão), que era vendido à parte.



Em 1982, um ano depois do lançamento do PC, a Compaq (então Texas Instruments) apresentou o primeiro computador portátil, que também utilizou processadores da Intel e software da Microsoft, e que em apenas 12 meses vendeu 53 mil unidades, cada uma pesando 13 quilos.



imagem




"Estou orgulhoso que a IBM decidisse abandonar o negócio dos computadores pessoais em 2005 e vendesse nossa divisão da PC para Lenovo", disse Dean. "Quando ajudei a projetar o PC nunca pensei que viveria o suficiente para ser testemunha de sua queda, mas apesar disso, os PCs continuarão sendo muito usados, vão seguir o mesmo caminho que a máquina de escrever e os discos de vinil"; "Meu computador principal agora é um tablet" comentou o engenheiro Mark Dean.

Popular Posts

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites